Páginas

domingo, 3 de março de 2013

Leituras de Fevereiro

Já fazem três dias que março chegou, mas nunca é tarde para demonstrar amor por livros, então...

Ernest Hemingway

O livro do riso e do esquecimento - Milan Kundera ♥ ♥ ♥ ♥

Um híbrido entre a história e a ficção. Uma mistura de fugas, amores e medo. Um bom livro de contos, que fez crescer ainda mais meu amor pela República Tcheca e sua capital, Praga. Dos três livros que li de Kundera, esse é o mais pesado, tanto no medo do governo que os personagens sentiam, quanto no peso existencial de cada caractere ali descrito.

A Queda - Albert Camus ♥ ♥ ♥ ♥

Esse livro é um emaranhado de frases duras, carregadas daquilo que somos e ignoramos. É como uma conversa com um amigo que fala o que você é sem papas na língua e sem medo de ver no seu rosto a decepção e a vergonha. Camus escreveu esse livro em forma de monólogo, e mesmo sendo um livro curto, pode ser uma leitura um pouco demorada, justamente pela carga que cada parágrafo traz consigo. Um livro bom.

O sol também se levanta - Ernest Hemingway ♥ ♥ ♥

Os livros do Hemingway sempre me deixam meio perdida depois que eu acabo de lê-los. Eles são crus, puros e limpos. E depois da leitura é difícil saber o que pensar de algo tão diferente. Ainda não decidi se gosto de Hemingway pra valer, mas os livros dele sempre acabam me deixando um pouco tonta, tamanha a verdade neles inserida. "O sol também se levanta" era pra ser uma documentação pós-guerra, porém para mim foram dias de bebedeiras infindáveis de pessoas ricas e sem nenhuma preocupação. Fiquei de porre com eles, e no fim achei tudo muito natural, assim como eles. É um bom livro pra quem nunca leu nada desse escritor norte-americano e quer começar com o pé direito com a bela fiesta espanhola.

Risíveis amores - Milan Kundera ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Kundera é maravilhoso. "Risíveis amores" quase desbancou "A insustentável leveza do ser", também de Kundera, na minha humilde lista mental. Não o fez, apenas pelo fato de não ser uma história só e sim sete, por isso criar carinho pelos personagens fica mais difícil. As sete histórias mostram o ridículo do amor, as ilusões, as traições e  aquilo que está inerente em todos os relacionamentos humanos: a mentira. Uma das histórias que mais gostei foi "O jogo da carona", um casal de namorados começa a brincar que são desconhecidos, ela finge pegar uma carona com ele e eles se apresentam como se nunca tivessem conversado. Acabam descobrindo coisas um sobre o outro que somente um amante - no estilo mais vulgar possível - poderia saber e jamais eles mesmos, sem essa teatralidade. Um livro ótimo, que com certeza indico.


O mês de fevereiro foi produtivo, espero que março também seja. Estou lendo agora "Laranja Mecânica" do totalmente maluco Anthony Burgess.

"As crianças também não tem passado, e é esse todo o mistério da inocência mágica do seu sorriso."
Milan Kundera em O livro do riso e do esquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário